domingo, 30 de setembro de 2012

Aula 26/ 09/ 12

E... 5, 6, 7, 8!

Entre risos e surpresas, nossa aula começa...

Novo ambiente, novas pessoas, uma nova fase em minha vida. Somos recebidas carinhosamente por Juliana Bonnet (professora) e pelas alunas que já participavam do projeto. Estas acabam por nos adotar, nos presenteando com um mimo de boas-vindas. Minhas monitoras ( Isabelle e Adriana) são uns amores! 

Os músculos se contraem, alongam... O corpo almeja o equilíbrio e, enquanto isso, pergunto-me se pode haver algo mais prazeroso que dançar? Para mim, não há.

Durante boa parte da minha vida fiz jazz, mas não pratico há alguns anos. Tive conhecimento do projeto através do blog (pois é, eu já acessava) e, ao ler que as inscrições estavam abertas, vi ali a possibilidade de retomar algo que me faz feliz.  O "sabor" da dor causada pelos pliés e grand-pliés é único:  com a dança, entro em contato com meu íntimo. Naquela hora, esvazio-me ao mesmo tempo em que preencho-me de mim. Alivio minha alma.

Os movimentos vão sendo executados desajeitados, meio descoordenados, mas com empenho: apesar do frio, deu até pra suar! rs

A aula vai chegando ao fim, o corpo vai relaxando, as dores vão aumentando... Fica, sobretudo, o desejo de que a semana passe depressa para que chegue a próxima aula.

Deixo pra vocês, um poema, cujo autor é desconhecido:


Dançar

Dançar é como crescer
Um processo lento, cheio de surpresas e lutas.
A realização de feitos que parecem
impossíveis de se concretizar.
Acrobacias que exigem muito mais que
horas de treinamento.
Que só a ousadia tem a capacidade de explicar.
Um constante aprendizado
para o qual nem sempre acham necessário nos preparar.
É preciso ter talento.
Saber misturar, em doses certas,
força e sensibilidade.
Conhecer limites e capacidades.
Sem temer fracassos.
Amar. Amar-se
Sem medos.
Corpo e mente em perfeita harmonia
Essa integração é o segredo da eterna liberdade,
que nos permite alcançar vôos muito, mas muito maiores.
Isto é Dançar!!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

INSCRIÇÕES ABERTAS 2012

Compartilhem:

ATENÇÃO BOLSAS INTEGRAIS
BALLET PARA INICIANTES.

Aulas nas quartas-feiras na UERJ

14:00 ÁS 15:00: de 5 a 8 anos (temos 4 bolsas)
15:00 ás 16:00: de 12 a 17 anos (temos 10 bolsas)
16:30 ás 17:30: a partir de 18 anos (temos 35 bolsas)


INSCRIÇÃO DIA 19 DE SETEMBRO DE 2012 ÁS 13:00 (Ordem de chegada)
Na UERJ, localizada na rua são Francisco Xavier, nono andar, sala 9145, bloco F

IMPORTANTÍSSIMO Levar:

- 1 foto ¾
- 60,00 reais ou 120,00 (dinheiro do Uniforme. Após o pagamento do uniforme, as pessoas que foram contempladas pela bolsa não pagam nenhuma mensalidade).
- caneta

QUEM por algum motivo não trouxer o dinheiro ou a foto não poderá realizar a inscrição.

ATENÇÃO, ORDEM DE CHEGADA.
www.danceuerj.blogspot.com

http://www.youtube.com/watch?v=fa0zi7NtTxY

terça-feira, 12 de junho de 2012

aula amnhã!

GALERA BOAS NOTÍCIAS!

AULA NORMAL AMANHÃ PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ADULTOS TERÃO AULA COM OS ADOLESCENTES, COMEÇANDO ÁS 15 HORAS E TERMINANDO ÁS 17 HORAS;

REPASSEM A INFORMAÇÃO!

Juliana Bonnet

segunda-feira, 11 de junho de 2012

ARRAIÁ DANÇANTE!

GALERRAAA....

SEGUINTE;

TIVE uma ideia aqui de fazer uma festa aqui na minha casa com a galera do ballet (geral mesmo, até quem já saiu do projeto).

Seria nossa festa julhina, com direito a comidas gostosas, BRINCADEIRAS, brechó e tudo mais....

A entrada será simbólica será apenas 3,00 e cada um deverá trazer :

Meninas: prato de salgado
Meninos: prato de doce ou bebiba

A festa será feita para termos um momento juntinhos e também para arrecadar dinheiro para meus pais, pois eles estão passando por algumas dificuldades financeiras devido a uma obra da minha casa.

SERÁ DIA 7 DE JULHO de 15:00 até a hora que vcs quizerem.

Mas é pra vir ás 15 mesmo, pra gente dançar, brincar, conversar, partilhar... Não tem essa de chegar atrasado não!

QUEM VAI? Preciso da presença de vocês!!!!
Quem vier confirma presença pelo email! ou por aqui e coloque do lado o que você vai trazer para comer.

Beijocas!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aula 16-5-12

 Queridas bailarinas e bailarinos!
A prova de vocês está pronta. ESTUDEM.
Não vão cair passos, apenas história da dança e posições do corpo em relação ao espaço e posições básicas de pernas e braços.

A avaliação será no dia 30 de maio, no horário normal da aula.
NÃO HAVERÁ SEGUNDA CHAMADA.
Fará a prova quem estiver lá.

Os passos cairão na prova prática que será dia 13 de Junho.


Aproveitem para tirar dúvidas enquanto há tempo. ass. Juliana.

Agora se deliciem com o lindo depoimento da nossa bailarina Silva Loiola:

"Quero deixar aqui registrado que me sinto privilegiada por poder fazer parte desse projeto, porque tem feito muito bem não só ao meu corpo, mas também ao meu emocional...afinal, a dança, na minha opinião, é uma linguagem que tem o incrível poder de tocar as nossas emoções. É gratificante para mim dedicar esse tempo para aprender novos movimentos, para me desafiar a cada alongamento, para sentir o meu corpo e também alcançar novos patamares de expressão! Além de conhecer novas pessoas, diferentes em vários aspectos, mas com um objetivo em comum: crescer! Quero agradecer à Juliana por ser visionária, por se doar e acreditar em cada um de nós, com suas limitações, sua história...e desejar a ela e a cada colega do Dance UERJ muitas quartas-feiras suadas, mas legais!Aliás, a aula de hoje foi bem diferente, cheia de oportunidades para trabalharmos nossa expressão, muito bom!Bjks! Silvia"

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Depoimento do nosso querido Carlos Roberto Pinheiro! 


Em meio aos Demi-pliés, Relevés ,Tendu e Grand battement é onde eu me encontro. Quando passo pela porta daquela sala pareço estar em outro universo. Me concentro ao máximo para que os meus movimentos sejam executados perfeitamente. Me sinto muito bem quando acerto e quando erro, não desanimo pois sei que a pratica me levará a perfeição! Semana passada tivemos nossa primeira aula de alongamento e pude perceber que no decorrer da semana senti algumas dores musculares, porém estava um pouco mais alongado(para a nossa alegria). Uma de minhas metas é conseguir a abertura total ou seja o Grand écart. Para que esse objetivo seja alcançado é necessário dedicação e isso é o que não me falta. Queridos companheiros de ballet clássico às vezes passamos por grandes dificuldades em nossas vidas que nos impede de continuar a trilhar e fazer o que gostamos porém nunca desistam de seus sonhos pois enquanto houver vontade de lutar haverá a esperança para vencer!!

sábado, 5 de maio de 2012

aula de 3-5-12

Queridos (as),

Na aula do dia 25 de abril, esqueci um óculos escuro preto de lente grande e a prof falou que algumas pessoas perguntaram de quem era. Gostaria de saber se alguém viu, guardou ou viu alguém guardar...pois na última aula cheguei no final e não deu para perguntar. Se alguém achou, peço por favor para entregar à Juliana Bonnet.

Obrigada! Bom final de semana! beijos



"Em 1994, fiz um curso de atores para musicais dentro de uma escola de ballet. Eu olhava aqueles bailarinos, meus colegas de turma, fazendo passos de dança e imaginava ser impossível fazer algo parecido. Ficava até retraída nas aulas, mesmo nas de interpretação e canto.


Sorys Gabriela Vellozo Mello- Atriz
Eis que li sobre o Dance Uerj e resolvi tentar, mesmo ainda achando impossível para mim dançar ballet. Tem sido difícil, sim, afinal, lá se vão anos de sedentarismo. Confesso que já pensei algumas vezes em desistir, e que é sempre difícil ir à aula. Porém, é tão gratificante fazê-la... Saio de lá tão bem!

Sorys Gabriela Vellozo Mello - Atriz
Não sou nenhuma garota e é lógico que será difícil readquirir um pouco da elasticidade que tinha quando mais jovem, e que terei dificuldades para fazer alguns passos e coreografias.  Gosto de modo especial da parte dedicada ao alongamento.

Eu me sinto bem quando consigo fazer algum passo. E fico feliz, ao final de cada aula, por não ter desistido. Saio cansada, mas feliz. E durmo maravilhosamente bem às quartas feiras... Tem sido muito bom participar das aulas. E a professora e os colegas são ótimos!"

--
Sorys Gabriela Vellozo Mello



GALERA, ESPERO TODOS (AS) VOCÊS LÁ!

QUERO O TEATRO CHEIO DE PESSOAS QUERIDAS!!

Ju!





sábado, 28 de abril de 2012

 "Queridas bailarinas e bailarinos, tudo bem?
Primeiramente parabéns pela última aula, vocês deram um show de disciplina. Continuem assim, Beijos da professora que ama e admira vocês.Abaixo vai o relato da nossa querida Adriana Gil, que mandou super bem no registro. Leiam com carinho. Ass Juliana Bonnet"



Adriana Costa Gil
"Esta última aula de quarta feira foi diferente pra mim, não pelos novos passos que foram apresentados, mas tive a certeza que quero vencer mais este desafio, porque não esta sendo fácil para mim.Mesmo sabendo que preciso melhorar muito, errar menos, me dedicar, percebi o quanto quero estar no Dance Uerj, e como na minha vida nada é fácil, o ballet se apresentou assim também!É difícil?! Sim!É difícil, dolorido, requer concentração, dedicação e acima de tudo determinação!E determinação tenho de sobra, e sei que vou vencer mais este desafio!!! Nesta aula me senti desafiada, com uma imensa vontade de conquistar o ballet!Senti aflorar em mim uma grande determinação, como há muito tempo não sentia! Se fosse definir esta aula em duas palavras seriam: Determinação e desafio!
Boa semana a todos.
Bjs
Adriana Gil 


terça-feira, 17 de abril de 2012

11-4-12




               Michelle Raja- Atriz
"Como está bem no início, acredito que minhas percepções serão maiores daqui a alguns meses. No primeiro dia, pensei que teríamos uma aula de disciplina rígida, como estou acostumada a "expiar" nas aulas de ballet. E foi algo bem natural, light, me senti integrada. Procurei o ballet porque gostaria de ter uma maior consciência corporal, como também ter um preparo para musicais.
Fiquei feliz porque o projeto atende exatamente a pessoas que estão começando na modalidade ou que não tiveram oportunidade de aprender desde criança. Quando entrei em uma aula de ballet quando era pré-adolescente, as meninas já sabiam tudo, dava para ver que começaram desde pequenas e aquilo me desestimulou...desde então, nunca mais fiz ballet, só continuei me dedicando às artes, sou atriz, faço música e circo no Marcos Frota.




Michelle Raja- Atriz


Mais especificamente em relação à aula, percebi uma coisa em comum ao teatro...que é na repetição que garantimos a qualidade do nosso trabalho, no caso do teatro, das cenas / construção dos personagens e do ballet, a qualidade do movimento. Então, acredito que de certo modo a disciplina tem seu lugar de importância.
Michelle Raja- Atriz
Estou num momento que estou com muito trabalho, mas prometi a mim mesma que irei me dedicar ao máximo e, é o que estou fazendo até então. Aqueles nomes da apostila...será que conseguirei decorar tudo?! (rsrs)
Gostaria de agradecer a oportunidade de participar do projeto, em especial à Juliana Bonnet e, também por ter o privilégio de ser a primeira a dar o depoimento.


Obrigada mais uma vez!!"


Michelle Raja

sábado, 10 de março de 2012

7-3-12

"Olá, meus queridos alunos!
Gostaria de lembrar que esses alunos abaixo PRECISAM urgentemente completar sua inscrição, alguns faltam trazer a foto ou completar a parte de trás da ficha de inscrição:

- Sanurah Jhones
-Thiago da Cunha
-Stephanie Pureza
-Suelen Nery
- Leítica Gomes
- Taís Bragança
- Ursula Iris
-Lívia Manuela Gomes
- Thayllane S. Souza
-Priscilla de Lima
-Lênnika da Silva
-Gabriela Lizaraso
-Maria Alice da Costa
-Kelly Cristina Luz
- Adrina Costa Gil
- Agatha Duarte
- Carlos Roberto


INFORMAMOS QUE O UNIFORME SERÁ ENTREGUE NO DIA 21 DE MARÇO OU NO DIA 28 DE MARÇO (apenas a primeira remessa).
O uniforme demora a chegar porque os collants estão sendo bordados e a loja está com muito pedidos.
Agradecemos a compreenção!

ABAIXO o depoimento da nossa aluna querida Sandrah Guimarães.


Sandra Guimarães- Atriz

"Bem, hoje dia 07/03/12 começaram as aulas efetivamente de Ballet desse ano. A sala estava cheia, a turma é heterogenia, variada, tanto na idade, como no contato com a dança e o movimento... Mas, a vontade de bailar é comum em todos. Uma gente com vontade e alegria em fazer.
A aula começou com um rápido bate papo onde a nossa jovem professora Juliana Bonnet falou do cronograma, proposta do curso, etc.

O exercício começou com jogo teatral. A turma em um grande circulo pés paralelos, todos de pé, corpo alinhado, relaxado, levemente inclinado para frente “posição de ataque” bacia mais perto do chão e joelhos flexionados. A proposta era alguém escolher uma pessoa pelo olhar ir em sua direção, atravessar o espaço e mudar de lugar com esse pessoa e assim sucessivamente. Tempo variado, ritmo, muita energia, tentativa, ajuste, música, tempo, estímulo, concentração, hora duas olhares, hora três ou quatro ao mesmo tempo, a turma chegando, enfim era o contato com o exercício. “Foco é tudo, gente!!! rs. E como o olhar é importante! “Precisamos abrir o olhar e aguçar os sentidos na vida e na arte.”

Depois aquecimento no chão, movimentos de rotação das articulações das mãos e pés, para fora e para dentro tudo ao mesmo tempo. Nossa como isso queima! Isso é bom, trabalhar o corpo e vencer o cansaço... Mais exercícios com os pés em en dehors (pés para fora). E também
En dedans (pés para dentro) já citados pela nossa doce preciosa Priscilla. Sentimos sua falta. Bom não vou repetir.
e os Grand battement Grande batida.(vou repetir) A perna é erguida ao ar esticada, como se beijasse o tronco, coluna reta, corpo no lugar, abdome e bumbum contraídos, a perna retorna esticada e o corpo não se mova. Controle no abdome!!! E não vale tirar as costas do chão. Hum força!!! Perceber, sentir e organizar o corpo para isso é um barato. Olha a técna!!! Vamos chegar lá!!! Momento de intervalo posição inicial de o corpo relaxado, deitados de barriga para cima, braços ao longo do corpo, posição de feijão ou fetal (nome são dois, mas a posição é a mesma) abraço as pernas dobradas, massageando as costas, leve desequilíbrio, relaxando o corpo para recomeçar o exercício. Teve a também a “prancha” sustenta o corpo pelos dedos dos pés e bruços o radio como apoio (como se fizesse uma flexão, só que aqui, a base é maior o radio) abdome e bumbum contraído sempre, segura 20 tempos. Hummm cansa!!! Ai, ai!! Rs Mas, é bom!!! Trabalhar o corpo. Ainda trabalha partes do corpo que normalmente não trabalhos ou ainda não conhecemos. Fora que o abdome agradece. rs


Finalizamos ao som instrumental de “Maria Maria” relaxamos deitados de barriga para cima, braços ao longo do corpo, posição de feijão/ fetal. A idéia era, tentar se ver de cima, como se saísse do corpo e observá-lo. Após esse todos, digo a maioria relatou suas impressões. Alguns foram concretos, outros abstratos, outros viajaram, boas lembranças era o tema. Teve um cara que lembrou da época do jardim “da hora de dormir” Teve gente que dormiu mesmo. Eu fiquei nas sensações e impressões corporais, senti meus pontos de apoio no chão, fui soltando o corpo, pensamento no presente, boas lembranças, mas senti em meu corpo... Minha respiração fico profunda e mais lenta. Deixei o corpo falar. No final todos estavam com uma sensação de bem estar. Uma palavra sobre o exercício: Teve gente falou: paz, harmonia... A Fabi e eu pensamos em TRANQUILIDADE. E isso foi uma transmissão de pensamento. Uma grande alegria em estar ali.
Fico por aqui.
Linda noite gente linda!"
Um abraço fraterno,

Sandrah Guimarães

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Aula [15-2-12]

Na correria sai de casa e em fim cheguei à UERJ, o dia tão esperado.


Olhei ao redor e vi aquela sala enorme super equipada com espelho, barra e linóleo, agradeci por estar ali!

Começamos em círculo olhando um ao outro, postura e pés paralelos faziam parte da nossa apresentação, o corpo também fala não se esqueçam!


Apresentamos-nos... Nomes, idades e objetivos, uns falam pouco, outros um tanto tímidos, mas a Sandra me impressionou com tanta simpatia!


A professora também expressava entusiasmo pela nova turma, embora tivesse alunos já conhecidos por ela. Então ela começa, a professora claro!


Inicia a aula com uma dinâmica a qual teríamos que dançar livremente expressando todo o sentimento, a vontade de dançar, sem se preocupar, apenas dançar livremente sentindo os movimentos, o ar, a música. Com os olhos fechados em círculo dançamos.


Me chamou a atenção quando Juliana Bonnet disse:


- Expresse todo o seu sonho de ser bailarina ... Naquela sala o meu sonho estava exposto!


Sentamos de frente para o espelho, alongamos tronco, coluna cervical, vértebras, cabeça sentindo todas as articulações, logo após deitados no chão trabalhamos en dedans ( pés fechados frente) e en dehors (pés abertos juntos), os famosos pé de bailarina e pé de palhaço rsrs. E finalizamos com o grand battement.




En dedans e en dehors


Os movimentos rotativos da coxa e perna, seja formando as posições básicas dos pés, seja desenhando um círculo, assim como os giros no chão e no ar em torno de um eixo vertical, sobre uma ou sobre ambas as pernas, tanto em deslocamento quanto no mesmo lugar, são definidos pelos conceitos de EN DEHORS (para fora - um movimento ou giro no sentido contrário ao da perna de base) e EN DEDANS (para dentro - um movimento ou giro no sentido contrário ao da perna de base).

Grand battement


Grande batida. A perna é erguida ao ar esticada e retorna esticada, sem que o resto do corpo se mova


 
Priscilla Pacheco






domingo, 15 de janeiro de 2012

Aulas 2012

Queridas bailarinas e bailarinos, tudo bem?



Retornaremos as aulas em 8 de fevereiro de 2012. Todas as alunas deverão levar uma foto 3\4 e devem saber dados pessoais e dados sobre planos de saúde.Pessoas maiores de 35 anos que são alunos deverão estar portando atestado médico, informando que podem realizar atividade física. Não poderão fazer a aula no dia 8 quem não estiver com atestado médico.



Aulas nas quartas-feiras

13:00 ás 14:00- de 7 até 10 anos

14:00 ás 15:00- de 4 até 6 anos

15:00 ás 16:00- de 11 até 17 anos

16:30 ás 17:30- maiores de 18 anos





Quem ainda não tem uniforme:

Levar no dia 8 de feveiro a primeira parcela do uniforme com valor de 60,00. Quem puder, levar logo os 110,00 reais que correspondem ao total do uniforme. Se quizer a camisa do Projeto ela custa 28,00. Quem puder por favor chegar ao 12:00 na UERJ para encomendar o UNIFORME e resolver dúvidas e pagamento.


Prazo de um mês para adquirir o uniforme.



Atenção:

Inscrições- por telefone (21) 98420781

ou presencialmente na UERJ, na sala 9145 - maracanã no dia 8 de fevereiro ás 16:00 horas

VAGAS LIMITADAS.



Espero vocês dia 8 de fevereiro com muita alegria.

Atenciosamente,

Juliana Bonnet.